A gestão financeira é uma das funções administrativas mais importantes dentro de uma empresa. Responsável por planejar e controlar o uso dos recursos do negócio, a gestão financeira influencia em todos os setores, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento.
É graças à correta aplicação de recursos que as operações conseguem gerar lucro para a empresa. Neste post de hoje, você entenderá melhor o papel da gestão financeira empresarial e a importância de torná-la transparente. Confira!
Por que é importante realizar uma gestão financeira?
Para que uma empresa seja bem-sucedida, é fundamental que ela tenha uma estrutura administrativa eficiente e alinhada aos seus propósitos e objetivos. Mas como se consegue isso? Por meio do processo organizacional da empresa. É ele quem vai direcionar todas as ações para que as metas sejam alcançadas de forma consistente e contínua.
Podemos definir processo organizacional como o grupo de funções administrativas que se dividem em cinco etapas:
- planejamento;
- direção;
- comunicação;
- controle;
- avaliação.
A gestão financeira participa de várias fases da empresa, sobretudo no planejamento. Isso porque a gestão financeira tem como objetivo central o gerenciamento dos recursos da empresa.
Portanto, ela é determinante para apontar quais são as limitações de recursos, oportunidades de investimentos, etc. Toda empresa tem que gerar lucro para ser sustentável. É preciso, portanto, que a gestão financeira esteja alinhada ao processo organizacional. Sem ela, a empresa se expõe a riscos econômicos, como o de não obter (ou preservar) o capital de giro necessário para as operações do negócio, elevar o comprometimento com dívidas, entre outros.
Quais os benefícios de uma gestão financeira transparente?
A transparência na gestão financeira leva clareza, coerência e credibilidade à todos setores da empresa. Esses são requisitos essenciais para conquistar a equipe de funcionários que tem mente empreendedora e trata o negócio como se fosse seu.
Atualmente, não existe mais espaço para empresas que mantêm as informações inacessíveis aos seus colaboradores. O funcionário sabe o que pode oferecer de melhor para a empresa, mas espera que ela deposite confiança nele. Assim, reconhecimento, transparência, ética e possibilidade de crescimento andam juntos.
Confiança na equipe para o planejamento financeiro e retenção de talentos
Quando as equipes fazem parte das avaliações periódicas de resultado e do planejamento financeiro, é trabalhada nelas a sensação de pertencimento. Isso porque elas se sentem responsáveis pelos resultados e vão fazer de tudo para que eles sejam positivos. Os colaboradores mais capacitados esperam nada menos que o reconhecimento de sua importância. Eles só vão permanecer em empresas nas quais tenham autonomia, participação nos resultados e possibilidade de crescimento.
Melhoria do controle de gastos
Quando os gatos da empresa é tratado em aberto, fica fácil ver eventuais pontos de desvio e de melhoria. Por exemplo, um funcionário que sabe que seus gastos corporativos estão abertos aos demais é mais cuidadoso: ele é mais criterioso na hora de utilizar os recursos que estão à sua disposição.
Lembrado que a rentabilidade de um funcionário também é a diferença entre o que ele produz e o que gasta. Assim, quanto menos for utilizado, mais eficiente ele é considerado. Isso traz uma competição positiva: antes de gastar, cada pessoa da equipe observa o status dos demais, tomando-os como parâmetros para perceber se está consumindo muito ou não.
Além disso, se existe transparência no controle de gastos, os funcionários têm a segurança de saber que estão sendo tratados com equidade.
Como colocar a transparência em prática?
1º Priorize a comunicação:
As ferramentas de comunicação são as principais aliadas para colocar a transparência da gestão financeira em prática. Isso envolve utilizar vários canais para se aproximar dos funcionários, alguns são:
- vídeos institucionais;
- jornal ou periódico;
- folders e cartazes;
- manual do colaborador;
- palestras institucionais;
- intranet;
- canais de acesso direto à alta gestão.
Invista em uma política de cargos e salários claros e bem definidos e realize reuniões periódicas de avaliação de desempenho.
2º Reduza a burocracia:
Procure maneiras de reduzir a burocracia. Sem abrir mão da segurança, torne as tarefas mais práticas. Isso deixa a gestão financeira mais fácil e oferece clareza aos resultados. O próprio funcionário pode acompanhar seus gastos e questionar possíveis equívocos no levantamento. Mas, se esses resultados vierem de relatórios de despesas muito burocráticos, eles sentirão que não há transparência e não confiarão na empresa.