Manter os funcionários sempre motivados é certamente um dos maiores desafios de qualquer empresa. Realmente é bastante complicado estabelecer boas estratégias sobre esse assunto, afinal se trata de algo que envolve pessoas e, consequentemente, não existe uma fórmula perfeita.
Cada indivíduo apresenta um comportamento diferente e reações diferentes para cada situação que são expostos. E é por isso que aumentar o rendimento da sua equipe não é uma tarefa fácil. No entanto, há alguns fatores que podem colaborar para maximizar a produtividade dos funcionários. Veja as dicas que selecionamos para você neste post!
O problema está no salário?
Infelizmente, existe um consenso entre muitos gestores brasileiros de que a motivação dos colaboradores está diretamente ligada aos rendimentos financeiros. No entanto, logo no início deste parágrafo você já deve ter percebido que se trata de uma visão totalmente equivocada.
O motivo desse pensamento é que o oposto é muito verdadeiro. Pessoas que trabalham recebendo menos do que julgam ser o adequado com certeza ficarão desmotivadas no longo prazo. Experimente, por exemplo, pagar o salário de um estagiário a um dos seus coordenadores, você o verá sumir da sua empresa logo na primeira oportunidade.
O contrário, porém, não se aplica. Justamente sabendo que o fator financeiro pode desmotivar um colaborador, muitas das empresas pensam que basta pagar bem e ver o rendimento da equipe aumentar por si só.
A grande verdade é que o dinheiro é sim uma motivação, entretanto pode passar a ser somente um estímulo temporário. É fácil de entender esse comportamento, afinal o funcionário passará a receber um valor adicional em todos os meses, mas daqui um ou dois trimestres, por exemplo, aquele já será o seu novo “real valor” e a parte motivacional acaba.
O que fazer para motivar a equipe?
Confira a seguir algumas ações que costumam funcionar na hora de aumentar o rendimento de uma equipe:
Estabeleça metas:
As pessoas são movidas pelas suas próprias realizações, por isso nada mais justo que criar metas para que os colaboradores tentem atingir. O primeiro cuidado a se ter no momento de estabelecer metas é que elas sejam possíveis.
Vale lembrar que, de nada adiantará criar metas que sejam muito simples e que sejam facilmente alcançadas da mesma forma que metas impossíveis e surreais acabaram causando o efeito reverso, ou seja, desmotivação.
Ao mesmo tempo, as metas precisam ser recompensas. Acreditar que os colaboradores irão buscar as metas apenas por gostar da empresa é muito bonito, mas na prática isso não acontece. Sem o mínimo de recompensa para o funcionário as metas terão pouco (ou nenhum) efeito.
O mais comum é oferecer uma premiação financeira. Esse método pode até funcionar bem, mas se possível crie métodos que estimulem a competição. Nesse caso, crie uma cerimônia de premiação dos melhores colaboradores. Assim, o efeito costuma ser muito positivo para o rendimento dos profissionais.
Invista no desenvolvimento dos funcionários
Cobrar é uma tarefa legítima dos gestores, mas para isso é necessário também capacitar os profissionais adequadamente. Pense em você mesmo. Como se sentiria ao ser cobrado por algo que você não foi treinado para fazer?
Não fazer com seus funcionários o que você não gostaria que fizessem com você deve ser seu lema como líder de uma equipe. Portanto, ao identificar uma falha, ao invés de ser ríspido ou criticar, por que não preparar um treinamento focado na melhoria daquela situação?
Os colaboradores percebem quando a empresa passa a investir no desenvolvimento deles. E, vale destacar que, quando o funcionário identifica essa situação, certamente aumenta sua vontade de contribuir na medida em que se sente importante.
Promova
A promoção interna é a melhor forma de você mostrar a todos que existe meritocracia dentro da sua empresa. Há um alto volume de empresas com a meritocracia como valor, mas poucas realmente praticam. A promoção também exerce influência muito positiva sobre o ambiente na medida em que passa uma mensagem de que os colaboradores estão realmente sendo observados pelos gestores.
Abertura para expor ideias
Colaboradores gostam do sentimento de importância para a empresa onde trabalham. Por isso, abra canais que possibilitem troca de informações, algo positivo para as duas partes. Assim, o funcionário passa a sentir-se mais importante dentro da sua função e contribuindo com a evolução da empresa como um todo.
Qualidade de vida
Por fim, não se esqueça de que os tempos mudam. Aquela visão sobre arrumar um emprego para estabilidade financeira não existe mais. As pessoas querem ser felizes e encontrar empregos que as satisfaçam, não apenas financeiramente. Investir em opções voltadas para a qualidade de vida costuma funcionar muito bem no momento de aumentar o rendimento da sua equipe. Considere fortemente investir nesse aspecto.