Toda empresária é uma “perua rica”!

Essa inesquecível frase eu ouvi no ano de 2015, quando atendi uma cliente empresária, de um pequeno negócio da minha cidade. Sua empresa passava por uma delicada situação financeira e precisávamos agir imediatamente para que o problema fosse sanado e a empresa voltasse a ter saúde financeira.

Depois de traçarmos um plano bastante interessante, começamos a avistar um ótimo cenário financeiro para o negócio, com grandes chances de prosperidade a curto prazo. Foi quando eu ouvi a pérola: “Marlise, mas como será quando eu ganhar muito dinheiro? Eu não quero me transformar numa perua rica!”.

Naquele momento, eu precisei refinar a minha escuta e entender o que para ela era uma “perua rica”. Nas suas palavras, ela me disse que não gostaria de se tornar uma mulher com muito dinheiro, dessas que vive no salão de beleza e na academia. (oi?) Essa ideia a deixava sem nenhum desejo de evoluir financeiramente.

Foi aí que paramos para conversar sobre o que o dinheiro significa na vida das pessoas. E entramos em um conceito importantíssimo que quero compartilhar com você hoje.

O fato é que ela acreditava fielmente que o dinheiro iria a transformar em alguém muito diferente. Cá entre nós, você acha que o dinheiro tem poder para transformar alguém?

A verdade é uma só: o dinheiro tem o “poder” de potencializar quem você é. Isso sim! Ele não modifica ninguém, mas potencializa suas principais características.  Se você é mesquinho, mais mesquinho você será quando tiver muito dinheiro. Se é uma pessoa generosa, mais generosidade praticará. 

Quando mudamos nosso olhar fica muito mais fácil entender que quando seu objetivo financeiro chegar, você continuará a ser você mesmo. 

E como saber a origem das dificuldades financeiras, especialmente nos negócios? Muitas vezes tais problemas ficam escondidos embaixo do tapete ou trancados a sete chaves, acompanhados de crenças como esta (de acreditar que o dinheiro muda as pessoas) que limitam totalmente o desenvolvimento financeiro. 

Já parou pra pensar que seu negócio pode não dar certo por este motivo?

Apesar da crença ser algo forte e que impede o desenvolvimento financeiro, vou te deixar 05 dicas para que você possa sair desta situação e evoluir:

1o) Escreva em uma folha de papel quais são as suas ideias sobre prosperidade para seus negócios. Existe algo negativo relacionado a esta situação?

2o) Separe as contas da empresa das suas contas pessoais. Nada de pagar a escola das crianças com a conta da empresa. Esse erro é fatal para o negócio.

3o) Acompanhe mensalmente os relatórios financeiros do seu negócio, aliás, você tem acesso aos números da sua empresa, né?  Se não tem, está mais do que na hora de crescer financeiramente com seu negócio. 

4o) Tenha um projeto pessoal de vida que seja compatível com o tamanho do seu negócio, tanto com relação ao tempo de dedicação como com relação ao dinheiro que ele gera.

5o) Faça um planejamento para os  próximos 05 anos do seu negócio e, logo em seguida, faça um planejamento para seus próximos 05 anos de vida. Eles se conversam?

Conte comigo para ir além dos números e buscar prosperidade além da conta!

Pesquisar

Fique atualizado

Inscreva-se e acompanhe as novidades.

Últimas postagens

Solicite uma proposta e conheça nossos serviços.

Seus dados estão seguros conosco. Ao solicitar uma proposta, você concorda com nossos Termos de uso e Política de privacidade.