Atualmente, em empresas de qualquer segmento ou porte, um dos maiores desafios que os departamentos de Recursos Humanos (RH) enfrentam é a contratação de funcionários. Essa é uma tarefa desafiadora e deve ser executada por uma equipe preparada e atualizada com as tendências e tecnologias.
Apenas dessa forma a empresa garantirá que os profissionais recrutados vão somar aspectos positivos ao negócio, fortalecendo a cultura e trabalhando para alcançar os objetivos do coletivo.
Alguns aspectos podem dificultar bastante o caminho para encontrar os melhores talentos do mercado. Preparamos este texto para apresentar quais são os desafios mais comuns nos processos de recrutamento e seleção e quais abordagens a empresa pode adotar para superar cada um deles. Confira!
- Falta de profissionais qualificados
De acordo com uma pesquisa apresentada em 2016 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é terceiro país com maior dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados para suas vagas de emprego.
Para amenizar isso, em primeiro lugar, é preciso analisar a empresa e o mercado para entender como as qualificações desejadas estão sendo recompensadas no mundo corporativo.
Se questione: sua empresa está disposta a oferecer o que esses talentos procuram?
Outro ponto a levar em consideração é que muitas companhias não estão propensas a investir no desenvolvimento de profissionais e preferem procurar por pessoas prontas para os cargos disponíveis.
Mas, um investimento no crescimento de profissionais recém-formados, com programas de estágio e trainee, por exemplo, pode se tornar uma excelente estratégia de retenção de talentos e valorização de colaboradores.
- Mito da falta de capacitação
Se por um lado há uma certa escassez de pessoal qualificado, por outro, em boa parte das empresas as expectativas estão fora da realidade do mercado de trabalho brasileiro. Muitas empresas querem contratar somente os profissionais “prontos”.
Isto torna o processo de recrutamento e seleção muito mais difícil, já que este perfil profissional é reduzido e, normalmente, contempla pessoas já empregadas ou que demandam propostas de trabalho bem mais atrativas. Portanto, como já falamos anteriormente, é muito importante que as empresas se conscientizem de seu papel na capacitação dos talentos e reflitam se os requisitos esperados no momento de contratar um funcionário não são excessivamente rigorosos ou incompatíveis com a mão de obra disponível no mercado.
- Atração de talentos
Antes mesmo da contratação de funcionários em si e, até mesmo, dos processos de análise de currículos e entrevistas, uma etapa precisa ganhar atenção para que o restante da jornada seja de sucesso. Ou seja, trabalhar a atração de talentos. Afinal de contas, iniciar o processo seletivo com um número grande de candidatos não é garantia de encontrar o perfil ideal.
Por isso, é preciso criar estratégias primárias para atrair os perfis desejados pela empresa.
Como fazer?
Entre as principais soluções está o fortalecimento da cultura da organização. A cultura é um ponto de extremo valor de mercado, que tem chamado cada vez mais a atenção dos profissionais. Vale destacar aqui que uma cultura forte envolve valores sólidos, propósitos relevantes, ambiente saudável e relacionamento de qualidade entre empresa e colaboradores.
- Pressa para preencher a vaga
Outro grande desafio que a empresa encontra é a pressa para o preenchimento das vagas. Porém, um processo de recrutamento pode ter resultados bem mais precisos caso todas as etapas sejam realizadas em seu tempo apropriado.
Entre as soluções para as contratações emergenciais que eventualmente são inevitáveis estão os bancos de currículos e o recrutamento interno. Dessa maneira, é possível garantir que parte do processo já fique encaminhado.
Outra possibilidade é contar com a ajuda de empresas especializadas em recrutamento ou headhunters. Isso vai poupar o tempo da equipe de RH da sua empresa (ou seu caso seja você mesmo quem faz a seleção) e garantir maior agilidade e eficácia na contratação de novos funcionários.
- Pouco engajamento no processo seletivo
Engajar pessoas tem sido um objetivo cada dia mais focado nas empresas. Durante o processo seletivo, isso é um desafio com os candidatos. Evitar a evasão no processo seletivo é essencial para garantir que a empresa poderá escolher entre o maior número possível de talentos.
Para que isso seja possível, invista em um processo seletivo que seja inovador e apresente ao máximo a cultura da empresa e em como ela valoriza os candidatos interessados em trabalhar na sua equipe.
Mostrar clareza em relação ao salário e aos benefícios, trabalhar com novas tecnologias e apresentar respeito ao dar os feedbacks das etapas são algumas das estratégias para engajar no momento de contratação de novos colaboradores.
Vencer os problemas em relação à contratação de funcionários envolve, principalmente, mudanças no mindset da gestão da empresa como um todo. Afinal, estamos vivenciando um novo contexto, permeado pelo digital, por mudanças sociais e por transformações no mercado. Portanto, é fundamental considerar tudo isso no momento da contratação.