Indiscutivelmente, hoje quem manda nas decisões da empresa é o mercado. Por esse motivo, para obter sucesso em seu segmento, é essencial que a empresa olhe para as suas competências, planeje e trabalhe com qualidade máxima, para garantir competitividade e sobrevivência no contexto do mercado.
Também é tempo de mudança, de adaptação, de inovação e de competitividade. Isso porque, os clientes de hoje são muito mais críticos, exigentes e, além disso, têm fácil acesso à informação por meio da internet, podendo sem sair de casa, saber qual é a qualidade e preço do nosso produto ou serviço e imediatamente comparar com os concorrentes.
Existem 3 passos essenciais para que você consiga manter o controle do seu negócio e obter sucesso nesse cenário. Confira à seguir:
1- Estudar o comportamento do cliente
Está muito equivocado quem julga que o poder está no diretor da empresa. São os clientes que ditam grande parte das regras, definem tendências, novos produtos e serviços, competindo às empresas acompanhar com flexibilidade, às solicitações do nicho de mercado alvo em que atuam.
Portanto, é fundamental estudar o comportamento do cliente para perceber melhor quais são as suas exigências e necessidades em relação ao produto ou serviço de forma que o cliente sinta identificação com o que está sendo oferecido à ele.
2- Ter diferencial competitivo
O diferencial competitivo é o que leva os clientes a sempre preferirem comprar de uma determinada empresa/marca, mesmo tendo ofertas da concorrência e quando há uma diferença de preço. Esse atributo, que torna a empresa única pela visão do cliente, é o motivo pelo qual algumas empresas mantêm as vendas mesmo durante períodos de crise.
Um diferencial competitivo só é válido quando os consumidores percebem esse valor. Por isso, além de buscar fatores diferenciadores, as empresas devem criar planos claros de comunicação para divulgar essas características e atrair mais clientes.
3- Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é geralmente associado ao começo de um empreendimento. No entanto, essa é uma ferramenta de negócios. Portanto, seu uso pode ser aplicado em vários momento. Toda empresa, com o tempo, vai se ajustando à sua realidade, mas se engana quem pensa que, uma vez adaptada, não é mais preciso planejar.
A todo instante, o cenário externo obriga constantes readequações. Toda empresa deve estar preparada para acompanhar as oscilações do mercado, ajustando seus objetivos. Independentemente de qual seja a meta, os passos que serão dados até a sua realização serão estabelecidos pelo planejamento estratégico.
Embora possa até parecer algo complexo, há três perguntas muito simples que sintetizam o planejamento estratégico. “Onde estou?” “Para onde quero ir?” “Como chegar lá?”. As próprias respostas que o gestor dá a cada uma dessas perguntas já diz muito sobre o que ele pensa a respeito do próprio negócio. Se forem respondidas claramente, indicam as probabilidades de sucesso da empresa, desde que respeitadas suas limitações, é claro.
Veja agora as 5 etapas necessárias para colocar um planejamento estratégico em prática:
1ª Etapa: Diagnóstico
Também conhecido como análise SWOT, a primeira etapa envolve analisar a empresa e o mercado para entender o momento atual. Ou seja, esse é o momento de listar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Para isso, é necessário reunir a equipe de trabalho e levantar as forças e fraquezas internas do negócio.
Analise os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados e, depois, faça o mesmo com o ambiente externo. Ou seja, identifique as oportunidades e ameaças que impactam o negócio, tais como a sazonalidade, concorrência ou a situação econômica do país.
O diagnóstico é importante para que seja possível entender o contexto em que a empresa está inserida e, assim, as ações mais adequadas para alcançar os objetivos sejam identificadas.
2ª Etapa: Identidade organizacional
Para que o seu negócio seja único, ele precisa de uma missão, visão e valores que sejam reconhecidos tanto pelo público interno quanto pelo externo. É exatamente por isso que a filosofia da empresa é tão importante e deve ser levada a sério. Até porque é ela que vai orientar a tomada de decisões e as diretrizes estratégicas.
A identidade organizacional funciona também como um importante guia para contratar novas pessoas, fechar contratos com fornecedores e, inclusive, lançar produtos e serviços no mercado. Por isso, é fundamental reforçá-la a todo momento e garantir com que ela permeie todo o negócio. Se a empresa já tem sua identidade organizacional estabelecida, vale a pena entender quando ela foi desenvolvida para ver a necessidade de fazer uma revisão.
3ª Etapa: Metas e indicadores
As metas a serem conquistadas precisam envolver toda a organização. Por isso, pode ser preciso criar uma meta geral e, depois, transformá-la em metas de vendas, marketing, recursos humanos e assim por diante.
O envolvimento de todos é fundamental no planejamento estratégico, portanto, cada departamento deve ter as suas metas. Um ponto importante aqui é que os objetivos devem ser desafiadores, porém, realistas.
Já os indicadores permitirão acompanhar o desempenho das metas, dessa forma, se uma das metas é conquistar um faturamento pré-definido, o próprio faturamento mensal será um dos indicadores a ser acompanhado ao longo dos meses.
4ª Etapa: Plano de ação
O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, baseados em um cronograma e na definição de responsáveis. Isso significa que é necessário definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada uma delas. Ter essas informações documentadas pode ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, por isso, é preciso estar sempre muito atento a essa etapa.
5ª Etapa: Acompanhamento e análise
Como última etapa do planejamento estratégico, é necessário definir uma periodicidade de reuniões para que as áreas da empresa possam se encontrar, apresentar e debater os resultados alcançados.
Geralmente, esse encontro ocorre todas as semanas, dessa maneira, é possível falar sobre o que aconteceu na semana anterior e pensar nos próximos passos. Além desse encontro, também é importante reunir os gestores sempre que possível para que os resultados sejam avaliados. Também deve-se revisar e redefinir a análise SWOT, as metas e o plano de ação. Afinal, como já foi dito, o mercado não é estático e é preciso de adequar a todo momento.