Elaborar uma estratégia que ajude a atração e, principalmente, a retenção de talentos no segmento de turismo não é uma tarefa fácil. Atualmente as vagas ofertadas no ramo têm mais visibilidade e os profissionais sabem exatamente onde procurar o trabalho que almejam.
Além disso é necessário levar em consideração que o mercado está em constante mudança e devido a isso, restaurantes, agências de viagens, hotéis e outras empresas do setor turístico traçam uma verdadeira luta para manter os seus profissionais. Neste post, vamos ajudar você a entender a importância de reter os colaboradores capacitados na sua empresa.
O que é retenção de talentos?
Antes de mais nada, é preciso compreender o que é retenção de talentos. De maneira geral, consiste em um conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas para garantir que seus profissionais acima da média permaneçam nela por um longo período de tempo. Com isso, é possível construir um grande diferencial competitivo no mercado. Mas, qual profissional pode ser considerado um talento? O talento é o profissional produtivo, mas também aderente à cultura organizacional da sua empresa.
Quais os benefícios da retenção de talento para o setor de turismo?
Diferentemente da indústria, o setor de turismo utiliza amplamente de mão-de-obra humana e possui ampla rotatividade. Por isso, investir na capacitação dos profissionais e, principalmente na retenção de talentos é algo imprescindível para esse mercado. Porém, infelizmente, muitas vezes o gestor da empresa não percebe as vantagens que a retenção de talentos oferece, o que facilita a perda desses profissionais para outras empresas. Veja, a seguir, os principais motivos para manter esses colaboradores:
1- Colaborar para a construção de um ambiente de trabalho agradável
O clima no ambiente interno de trabalho têm influência direta na forma como os funcionários, clientes e outras pessoas dentro da empresa se sentem. Quando existe um clima agradável, é possível promover melhores experiências dentro da empresa, além de manter o nível de satisfação dos clientes muito mais alto.
O motivo para isso é muito simples. Profissionais talentosos são mais colaborativos e capazes de ajudar outros funcionários que enfrentam dificuldades em suas tarefas diárias. Isso favorece significativamente o bom relacionamento entre todos e, consequentemente, a harmonia no ambiente de trabalho.
Se você for parar para pensar em um hotel, restaurante ou pousada, por exemplo, o ambiente de trabalho é o mesmo ambiente em que seus clientes se encontram. E é muito fácil para um cliente sentir que aquele local não está com um clima agradável entre os funcionários, o que acaba influenciando diretamente na imagem da sua empresa.
2- Garante mais produtividade
Já que reter talentos na empresa pode contribuir para o clima organizacional, há também mais colaboração mútua, engajamento e produtividade. Quando uma equipe está alinhada, trabalhando com os mesmos objetivos, as tarefas são cumpridas em menor tempo e com muito mais qualidade.
A saída de um membro pode abalar significativamente as relações e a produção. Mesmo que a vaga seja logo preenchida, o novo colaborador levará um tempo até encaixar ritmo e processo, o que certamente acabará por afetar os resultados.
3- Oferece fluidez ao processo de tomada de decisões
As atuais mudanças da dinâmica de trabalho e a participação cada vez maior da tecnologia nos processos empresariais ajudaram a incentivar a implementação de equipes mais enxutas. Como consequência disso, os bons profissionais, que antes desempenhavam tarefas de apoio, receberam mais responsabilidades e autoridade para tomar decisões. Com isso, passaram a ficar na linha de frente dos processos estratégicos.
Como falamos anteriormente, talentos possuem um perfil comportamental altamente compatível com a cultura organizacional e costumam entregar resultados de alto desempenho. Para manter o nível de suas entregas, estão em constante desenvolvimento.
Quando há na empresa um bom plano de carreira, esses funcionários tendem a ocupar posições de liderança. E, no momento em que são colocados nessas posições, podem oferecer mais agilidade ao processo de tomada de decisão, já que conhecem de perto a dinâmica, os desafios e o impacto das atividades operacionais no alcance dos objetivos.
4- Gera economia para a empresa
Se a empresa tem um alto índice de rotatividade de colaboradores, isso pode significar que está perdendo mais dinheiro do que deveria. Quando a empresa demite um colaborador e coloca outro no lugar, é necessário desembolsar recursos para arcar com verbas rescisórias, custo de admissão do novo colaborador ou eventuais treinamentos de integração que possam ser necessários.
Claro que investir no desenvolvimento de talentos também envolve custos, mas além de mais barato do que substituir um colaborador, é também mais vantajoso para a empresa pensando em longo prazo.
5- Assegura que a empresa não perca capital intelectual
Quando um funcionário mais antigo pede demissão ou é desligado, a empresa deve levar também em consideração a perda de capital intelectual. Afinal, o profissional que vai embora leva com ele toda a expertise que possui sobre os processos da empresa. Mais do que isso, a não ser que decida trocar de mercado, certamente o profissional acabará levando todo esse conhecimento para a concorrência.
O que fazer para reter talentos na minha empresa?
Uma das palavras-chave para a retenção de talentos é motivação. Isso porque é o engajamento que faz com que os melhores profissionais queiram continuar na empresa. Claro que bons salários ainda estão entre os itens mais desejados, mas outros benefícios podem ser um grande estímulo e fazer a diferença no momento de manter alguém no quadro de colaboradores. Além disso, alguns outros itens podem fazer toda a diferença:
1- Construção de um bom ambiente de trabalho
O local de trabalho é o segundo lar dos profissionais. É onde passam grande parte do seu dia. Quando esse ambiente não oferece qualidade de vida, favorece o surgimento de uma série de problemas como o aumento do estresse, conflitos interpessoais e o aumento dos erros nas operações, por exemplo.
2- Melhoria no processo interno de comunicação
O diálogo dentro da empresa é outro fator indispensável para obter sucesso na retenção. Quando há comunicação, todos ficam mais alinhados e conseguem desempenhar suas tarefas com muito mais qualidade. Além disso, contribui para melhorar o clima de trabalho.
3- Incentivo da liderança
Uma boa liderança é considerado um fator fundamental para a retenção de talentos. Os líderes devem ser o exemplo no dia-dia, realizando suas tarefas com respeito aos seus subordinados. Para isso, muitas coisas podem ser feitas. É importante estimular os líderes a colocarem a mão na massa, realizando, e não apenas delegando tarefas diárias.
De maneira geral, para construir uma boa estratégia de retenção de talentos, é indispensável conhecer os profissionais, entender o que desejam na empresa, quais suas expectativas e o que necessitam para crescer. Somente assim é possível chegar a resultados positivos e duradouros.